Slide
    banner_empetur.jpeg
    previous arrowprevious arrow
    next arrownext arrow

    APETITE – I Festival Ovinocaprinocultura e Outros Sabores

    Data: 21/08 a 23/08
    Ano: 2025
    Cidades: Petrolina
    Descrição:

    APETITE – I Festival Ovinocaprinocultura e Outros Sabores movimenta Petrolina com três dias de gastronomia e cultura regional!

    A cidade de Petrolina, no coração do Vale do São Francisco, será palco de um verdadeiro banquete cultural e gastronômico com a realização do APETITE – I Festival Ovinocaprinocultura e Outros Sabores, entre os dias 21 e 23 de agosto, no SENAC Petrolina. O evento, com entrada gratuita, promete unir saberes e sabores da região em uma programação intensa voltada à valorização da cadeia da caprinoovinocultura e da culinária sertaneja.

    Realizado com incentivo do Funcultura e do Governo do Estado de Pernambuco, o festival conta com apoio cultural do SENAC, ADEPE e AD-LIDER, reunindo chefs renomados (todas mulheres), produtores locais, pesquisadores e amantes da boa comida.
    Durante os três dias de evento, o público poderá participar de aulas-show com degustação, com 30 vagas por aula (por ordem de chegada), além de palestras temáticas, mostra gastronômica com produtos da agricultura familiar — como queijos, frutas, mel, carnes e doces — e uma mostra literária com títulos voltados à gastronomia.

    Entre os destaques da mostra gastronômica, estão as participações confirmadas de instituições como Capricom, Univasf, Queijo Coruja e Capribéee, este último, um queijo de cabra produzido por cooperativas do Norte da Bahia, que integram o território do Vale do São Francisco.

    APETITE é uma celebração da identidade sertaneja através da culinária, da cultura e da valorização dos pequenos e médios produtores. que levarão o melhor da produção regional. Uma ilha de degustação com sabores à base de carne caprina e ovina também estará disponível, oferecendo experiências sensoriais únicas.
    O festival se propõe a estimular o mercado, a cultura gastronômica e a inovação na gastronomia do Vale do São Francisco.

    Para quem ama sabores autênticos e quer conhecer mais sobre a riqueza da caprinoovinocultura regional, o convite está feito!

    PROGRAMAÇÃO

    12/08 - Quinta-feira

    14h - Juci Melo 

    Aula show RIQUEZAS DO MEU SERTÃO | Stinco de cordeiro em cama de milho branco, crocantes de cambraia, pipoca de bode decorado com estrelas de mandacaru e azeite de palma.

     

    18h - Geórgia Romero

    Aula show MOUSSAKA SERTANEJA | Beringela, batata, tomate, cordeiro, banana da terra e maxixe, molho branco com queijo de cabra.

     

    18h30 - Cândido Roberto

    Palestra Caprino ovinocultura e abertura de novos mercados

     

    22/08 - Sexta-feira

    14h - Geórgia Romero

    Aula show ICE BODE | sorvetes com carne de carneiro caramelizado.

     

    18h - Juci Melo 

    Aula show BODEBÓ | Bobó de bode - cubos de manta de bode grelhados, creme de macaxeira e leite de coquinho licuri com um toque de azeite de dendê, coroado com crocantws de macaxeira.

     

    18h30 - Tadeu Vinhas

    Palestra Mantas de carne caprinas e ovinas: elemento da cultura e desenvolvimento econômico 

     

    23/08 - Sábado 

    09h00 - Bárbara Antunes 

    Aula show VALE DO ACONCHEGO | Pernil de cordeiro marinado no vinho do vale, temperado com ervas e gralhado, mservido co fardinho de melão caramelizado e purê de inhame com crosta de queijo de cabra.

    11h30 - Ana Claudia Frazão

    Aula show Sarapatel à Moda das Tias Mariano | Miúdos bem limpos e cozidos lentamente com e ervas frescas. O toque especial da família, vem com a combinação irresistível de bacon, linguiça calabresa e paio defumado - que se unem ao molho encorpado, criando uma explosão de sabor nordestino.

    14h - Ana Claudia Frazão

    Aula show POLPETTINE DE CORDEIRO E RISONE AO MOLHO DE QUEIJO DE CABRA E COGUMELOS FRESCOS | Almôndegas de cordeiro, servidas com risone - ao molho de queijo de cabra e cogumelos salteados na manteida de ervas, trazendo um toque rústivo e delicioso.

    18h - Bárbara Antunes 

    Aula show ADORO PETROLINA | Manta de Petrolina coberta com gel de frutas da estação, queijo manteiga assado a perfeição e batatas bolinhas assadas no azeite e alecrim.

    16h30 - Fabiana Dantas

    Palestra Indicação geográfica x Desenvolvimento territorial: Carne Caprina e Ovina no Sertão do São Francisco.

    18h30 - Liziane Dorneles 

    Palestra Buchada de bode e a costura cultural dessa iguaria.

     

     

    POLÍTICA DE

    FOMENTO

    A EMPETUR apresenta a sua política de fomento, diretamente associada às diretrizes estabelecidas no Plano Estratégico de Turismo de Pernambuco 2008-2020, e aos termos da Lei Estadual n. 14.104, de 01 de julho de 2010, e que consiste, basicamente, no desenvolvimento do turismo, em estreita consonância com a política de desenvolvimento econômico e social, envolvendo as Regiões de Desenvolvimento do Estado.

    Saiba Mais

    GALERIA DE FOTOS

    GALERIA DE VÍDEOS