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29.07.2020

Pernambuco lança selo Turismo Seguro

Marca contempla profissionais e empresas do segmento que se comprometem a respeitar protocolos de segurança e mantêm documentação regularizada

O cumprimento de um protocolo rígido de segurança, documentação em dia e inscrição atualizada no Cadastro Nacional do Turismo (Cadastur). Esses são alguns dos requisitos exigidos para a conquista do selo Turismo Seguro, anunciado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco (Setur), Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa).

O selo busca sensibilizar os empreendimentos e prestadores de serviço para que eles adotem os procedimentos necessários à retomada do turismo com segurança e ainda reforçar a confiança dos viajantes no destino Pernambuco. Participaram da live de lançamento, nesta quarta-feira pela manhã, o secretário de Turismo do Estado, Rodrigo Novaes; o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista, e o Coordenador do Núcleo de Resposta às Emergências em Saúde Pública da Apevisa, George Dimech.
 
O selo Turismo Seguro é resultado de ampla discussão da Setur e Empetur com as entidades do trade turístico, por meio de reuniões online e setorizadas por segmento. Esses encontros foram iniciados em maio e originaram ainda todos os protocolos de segurança do Governo do Estado relacionados à atividade turística.
 
“O turismo é uma das atividades que mais sofreu com a pandemia da Covid-19. E o selo Turismo Seguro chega justamente neste momento em que começamos a reabrir as praias, restaurantes e serviços em algumas regiões. A intenção é destacar quem segue os protocolos de segurança, tão necessários a este retorno do turismo. Ao mesmo tempo, queremos transmitir um conforto aos turistas que vão viajar dentro de Pernambuco ou os de fora, que começam a planejar uma vinda. O selo assegura que há segurança, de que estamos seguindo todos os protocolos e cuidados para o retorno do turismo”, destaca o secretário Rodrigo Novaes. 
 
O selo surge como marca para as empresas e prestadores de serviços do setor turístico, que se comprometem a seguir as recomendações dos protocolos determinados pelo Governo. Podem aderir à chancela todas os estabelecimentos e profissionais pertencentes à cadeia do turismo, a exemplo de agências de turismo, bares, restaurantes, hotéis, pousadas e guias de turismo.
Todo o processo de inscrição e recebimento do selo será feito online. Para participar, basta acessar o LINK para a ferramenta de credenciamento do selo presente nos sites www.setur.pe.gov.br e no www.borapernambucar.com.br. A partir daí, o profissional ou empresa de turismo deve baixar o protocolo de segurança do seu segmento e, em seguida, preencher um termo de compromisso e anexar a documentação necessária.
 
“É muito prático de se obter, o processo é todo digitalizado, por meio de um portal. O empresário se inscreve com o número do Cadastur e anexa os documentos de comprovação necessários. Em seguida, a equipe da Empetur analisa a solicitação, e em poucos dias, aprova. Havendo alguma pendência, o candidato ao selo será orientado a suprir esta pendência. Finalizado o processo, a empresa receberá pelo e-mail o selo para colocar nos seus locais de trabalho e mídias digitais”, detalha o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista.
 
Pessoas físicas devem fornecer o número do Cadastur e o RG, além do termo de compromisso preenchido. Já pessoas jurídicas devem enviar, além do número do Cadastur e do termo de compromisso, CNPJ, licença sanitária, alvará de funcionamento e atestado de regularidade do Corpo de Bombeiros. 
 
Após a aprovação do cadastro, será enviado link de acesso ao selo para impressão e uso online em site e redes sociais da empresa. Para garantir ainda mais conforto ao turista de que aquela certificação é autêntica, o selo conta com QR code, que permite confirmar às informações do serviço chancelado.
 
Foram disponibilizados ainda dois canais para eventuais esclarecimentos e contato direto com a Empetur: o e-mail selope@setur.pe.gov.br e o número de WhatsApp 81 99362-8875. O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
 
Clique para fazer seu cadastro no site do SELO TURISMO SEGURO

 

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15.06.2020

Enfrentando a Pandemia com Responsabilidade Social: Guia para Empresas

Documento elaborado em conjunto pelo Instuto Brasileiro de Governança Corporava (IBGC), Instuto Ethos, Rede Brasil de Pacto Global e Alliance for Integrity traz recomendações ao setor privado para migação de riscos de corrupção, exercício da responsabilidade social e tratamento dos desafios impostos pela COVID-19.

A publicação está disponível no endereço https://www.covidradar.org.br/guia-recomendacoes/

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10.06.2020

Governo do Estado renova parceria com IFPE para cursos online gratuitos

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Inscrições começam nesta quarta-feira (10) e vão até 25 de junho. Para turismo, há vagas para agente de informações turísticas


Depois do sucesso dos Cursos de Formação Continuada lançados em maio, - com fila de espera para inscrições - o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco (Setur) e a Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), firmou nova parceria com o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) para a oferta de mais turmas de cursos gratuitos a distância.

Estão disponíveis aulas para as categorias de agente de informações turísticas (60 vagas), assistente administrativo (240 vagas), assistente de recursos humanos (240 vagas), assistente financeiro (240 vagas), balconista de farmácia (200 vagas) e cuidador de idoso (100 vagas). No total serão mais 1.080 candidatos contemplados com os cursos online.

“A grande procura das pessoas pelos cursos ministrados através desta parceria foi motivo de satisfação para todos nós e serviu como incentivo para negociarmos uma nova leva de módulos com o IFPE. Dessa forma, mesmo no isolamento, a população segue se capacitando para melhor atender nossos turistas quando o setor retomar suas atividades”, pontua o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

As inscrições para os cursos são gratuitas e podem ser realizadas de 10 a 25 de junho pelo site http://selecoes.dead.ifpe.edu.br. Os participantes devem ter mais de 18 anos e ensino fundamental completo. Apenas para balconista de farmácia a idade mínima é de 16 anos. O resultado final dos selecionados será divulgado em 26 de junho e o início das aulas está agendado para o próximo dia 30.  

Candidatos que tenham dúvidas sobre o processo seletivo podem entrar em contato com o IFPE através do e-mail selecao.discentes.fic2020@ead.ifpe.edu.br.

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27.05.2020

Secretaria de Turismo e Empetur levam sistema de protocolo para o online

Recife, 26 de maio de 2020 - Em virtude do período da quarentena obrigatória determinada pela pandemia  da Covid-19, a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco e a Empetur realizaram mudanças no seu sistema de protocolo.

Segundo portarias publicadas no Diário Oficial do Estado, documentos que antes eram entregues nos setores do Protocolo de cada órgão deverão ser enviadas apenas no formato digital, de maneira que não haja perda alguma de informações.

Os documentos a serem entregues na Secretaria de Turismo e Lazer devem ser enviados para o e-mail protocolo@setur.pe.gov.br. A consulta do andamento do processo deve ser feita pelo site www.portalsei.pe.gov.br. Neste caso, é obrigatório o cadastro do usuário externo no sistema, que deverá ser realizado no referido site.

O cumprimento de mandatos por oficiais de Justiça deverá ser feito através de envio de documentos para o e-mail mandadosjudiciais@setur.pe.gov.br. Caso haja alguma dificuldade, o suporte será dado através do e-mail suporteti@setur.pe.gov.br ou pelos números (81) 98851-5066, 99744-0172 ou 98842-0403.

No caso da Empetur, os documentos devem ser enviados para o e-mail protocolo@empetur.pe.gov.br. A consulta do andamento dos processos ou assinatura também deverá ser feita pelo SEI. Para dúvidas no cadastro, é só solicitar informações pelo e-mail cadastrosei@empetur.pe.gov.br. Para mais esclarecimentos, entrar em contato pelo e-mail suporteti@empetur.pe.gov.br ou através dos números (81) 98498-0004 ou 99488-4403.

 

Portaria SETUR.

 

Portaria EMPETUR.

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13.05.2020

Governo de Pernambuco entrega cestas básicas para guias de turismo

foto: Marcelo Vidal

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Recife, 13 de maio de 2020 - Neste momento atípico, com a pandemia da Covid 19, é fundamental desenvolver ações que possam fortalecer os trabalhadores que exercem a atividade do turismo no Estado. Pensando nisso, a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social Criança e Juventude disponibilizará cestas básicas para guias de turismo, nesta quinta-feira (14), das 10h às 13h, no Centro de Convenções.

A ação é uma forma efetiva de minimizar os impactos sociais causados pela interrupção das atividades. “O Governo do Estado é sensível às dificuldades enfrentadas por toda a cadeia do turismo, da qual uma parte é formada por profissionais liberais, a exemplo dos guias de turismo. Contamos com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social Criança e Juventude nesta ação, que faz parte do trabalho desempenhado pela Setur e Empetur durante esta pandemia. Os guias já foram contemplados com um financiamento do Governo, via Agência de Empreendedorismo, e agora recebem este socorro mais emergencial”, pontua o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

Serão atendidos cerca de 619 guias de turismo em todo Estado. A seleção contempla os profissionais que estão com as informações regularizadas no Cadastro Nacional do Turismo, o Cadastur, do Ministério do Turismo. Na entrega desta quinta-feira, no Centro de Convenções, serão atendidos inicialmente 175 profissionais. A ação conta com apoio do Sindicato dos Guias de Turismo de Pernambuco (Singtur-PE).

Secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes destaca que a entrega das cestas aos guias de turismo faz parte de um planejamento da SDSCJ, que nesta pandemia tem monitorado diversos grupos vulneráveis e promovido ações para minimizar os impactos provocados pela paralisação de atividades. “Desde o início da paralisação de atividades, a gestão estadual tem feito um esforço conjunto com diversas secretarias para atender a população mais vulnerável. Nessa nova fase de apoio, o Governo de Pernambuco atende esse grupo de profissionais, que também foram impactados economicamente e precisa da assistência social do Estado. Nosso esforço é para atender a maior quantidade de segmentos e categorias, de forma variada”, destaca Sileno, reforçando que outros grupos também já foram beneficiados com a entrega de cestas básicas e kits de higiene.

As entregas do interior do Estado serão feitas com logística do Singetur-PE e as datas devem ser anunciadas em breve. A distribuição das cestas básicas aos guias tem ainda apoio das Secretarias de Turismo do Ipojuca e do Cabo de Santo Agostinho, que farão as entregas para os profissionais residentes nestes municípios, também nesta quinta-feira. O sindicato fará a entrega também no Recife, das 14h às 17h, no Restaurante Boi Voador, que fica na Rua da Guia, 93, no Bairro do Recife.

Serviço:
Entrega de cestas básica para guias de turismo
Data: 14/05/2020
Horário: 10h às 13h
Local: Centro de Convenções de Pernambuco - Endereço: Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n - Salgadinho, Olinda - PE, 52171-011. (Obs: Entrada lateral do Cecon, paralela ao Shopping do Automóvel)

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13.05.2020

Descubra Pernambuco oferece atividades para entreter na quarentena

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Perfil oficial do Turismo do Estado no Instragram divulga curiosidades, oferece jogos, receitas de chefs e filtros exclusivos relacionados ao Estado


Recife, 04 de maio de 2020 - Como forma de manter a divulgação e o fomento ao turismo de Pernambuco em meio à  pandemia da Covid-19, a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), por meio do Descubra Pernambuco, desenvolve diversas ações. A intenção é, além de informar sobre os destinos, sabores e tradições do Estado, despertar a interação dos internautas, buscando amenizar os dias de isolamento social.


“Queremos levar diversão a todos aqueles que gostam do nosso Estado e seguem o @descubrapernambuco neste momento tão delicado. Tivemos o Palco Pernambuco, que reuniu vários artistas em shows ao vivo de suas casas, e agora apostamos em curiosidades e atividades variadas para despertar ainda mais o interesse em conhecer Pernambuco assim que for possível, quando tudo se normalizar”, comenta o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.


O perfil do Instagram @descubrapernambuco disponibiliza alguns filtros para que o público utilize nas suas postagens. O mais recente, intitulado “Pernambucano na Quarentena”, brinca com perguntas sobre destinos visitados, gastronomia, cultura e pontos turísticos do Estado.


O perfil conta também com jogos sobre os destinos do Estado, tours virtuais por museus e equipamentos turísticos e a série Pernambuco Visita, que sugere roteiros pela Zona da Mata, Agreste e Sertão. A gastronomia pernambucana mereceu espaço especial, com sugestões de receitas rápidas e a sequência Sabor Arretado, com chefs de cozinha ensinando pratos que são a cara da Pernambuco.


Todas essas novidades fizeram o perfil do Descubra Pernambuco ganhar mais de 3.500 mil novos seguidores desde o início do período de isolamento. Para conferir o conteúdo, é só acessar o @descubrapernambuco no Instagram.

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30.04.2020

Secretaria de Turismo e Lazer firma parceria com IFPE para oferecer cursos online gratuitos

foto: Guga Matos/Setur PE

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A partir de uma articulação feita pela Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco (SETUR-PE) e a Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (SETEQ-PE), serão ministrados cursos de Formação Inicial e Continuada na modalidade a distância para interessados em atuar no setor do turismo. As aulas serão ministradas por profissionais do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), que divulgou edital nesta terça-feira (28) com a lista das formações oferecidas.


São elas:  Agente de Informações Turísticas, Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Assistente Financeiro, Auxiliar de Cozinha, Balconista de farmácia, Cuidador de Idoso, Higienista de Serviços de Saúde, Operador de Caixa e Recepcionista. Ao todo, são disponibilizadas 960 vagas nas dez modalidades.


“A Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco mantém ativas as atividades ligadas ao setor neste período de isolamento, e estes cursos online já são resultado de negociação feita neste período. A parceria com o IFPE foi uma forma de viabilizar, mesmo a distância, capacitação de qualidade, preparando novos profissionais para atuar no turismo do Estado”, destaca o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.


As inscrições para os cursos são gratuitas e podem ser realizadas de 1º a 7 de maio pelo site http://selecoes.dead.ifpe.edu.br. O resultado preliminar dos classificados será divulgado em 11 de maio.  As vagas serão preenchidas conforme a ordem de inscrição.

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24.04.2020

Governo de Pernambuco viabiliza linha de crédito para guias turísticos

foto: Chico Andrade/SeturPE

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Secretaria de Turismo e Lazer e Agência de Empreendedorismo apresentam financiamento especial para profissionais devidamente inscritos no Cadastur

Recife, 24 de abril de 2020 - Como forma de apoiar os prestadores de serviço que atuam como guias de turismo no Estado, o Governo de Pernambuco, por meio da  Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco e da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), lança uma linha de crédito especial voltada a esses profissionais. As solicitações para o novo crédito poderão ser feitas a partir da próxima segunda-feira. O montante a ser disponibilizado é de R$ 2,8 milhões.

O objetivo é oferecer alívio a esta parcela de trabalhadores que, assim como o restante do trade turístico, teve as atividades totalmente paralisadas em decorrência da pandemia. “Temos uma preocupação grande com toda a cadeia do turismo, que teve as atividades paralisadas. E nos preocupamos também com esses profissionais liberais do segmento, os guias, que são os que têm o primeiro contato com os visitantes. Conseguimos viabilizar esta nova linha de microcrédito, por meio da AGE, que é um passo importante, e seguimos trabalhando para evoluir ainda mais no apoio”, destaca o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

A expectativa é que novos anúncios sejam feitos em breve. “Participei de uma conferência com a secretária de Turismo do Recife, Ana Paula Vilaça, que também está atenta a esta questão, e esperamos que muito em breve seja anunciado um novo crédito por meio do BNDES”, completa o gestor.

O empréstimo via AGE tem limite de R$ 4 mil e será oferecido exclusivamente para aqueles guias de turismo que estão com as informações regularizadas no cadastro nacional do Ministério do Turismo, o Cadastur. Pernambuco conta atualmente com 721 profissionais cadastrados.

“A carência é de até 3 meses, com taxa de juros de 1.49% ao mês para quem quitar as parcelas em dia. O prazo para pagamento é de até 12 meses”, detalha o diretor Financeiro e de Planejamento e Controle da AGE, Eduardo Queiroz.

Para dar entrada no financiamento, além do cadastro regularizado no Cadastur, também é necessário enviar um e-mail para negocios@age.pe.gov.br. Em seguida, será preciso preencher o formulário que será enviado pela agência, a ser devolvido também por e-mail, com os documentos exigidos (confira a lista abaixo). Depois da conferência do cadastro e dos documentos obrigatórios, a previsão é de que o empréstimo seja liberado em até cinco dias úteis.

Ainda com o objetivo de dar suporte ao trade turístico, a Secretaria de Turismo e Lazer e a Empetur disponibilizam o Balcão de Informações do Turismo, ferramenta que esclarece o público sobre outras opções de financiamentos à disposição dos empresários do setor e ainda dúvidas trabalhistas. No site da Setur (www.setur.pe.gov.br), é possível acessar material detalhado sobre os temas. Estão disponíveis ainda, dois números, que permitem o atendimento via WhatsApp: 81 99362-8875 (crédito) e  81 99361-2486 (legislação trabalhista).

Documentos necessários para solicitação do crédito

Pessoa física:

1 – Cadastro regularizado no CADASTUR - MTUR

2 - Cédula de Identidade (RG) e CPF,

3 – Comprovante de residência e do empreendimento,

4 – Dados bancários e extrato da movimentação financeira dos últimos 90 (noventa) dias,

5 – Comprovante da última declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF),

6 – Formulário de cadastro.

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13.04.2020

Setur e Empetur lançam Balcão de Informações do Turismo

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 O turismo é um dos setores mais afetados pela crise econômica e social gerada pela pandemia do novo Coronavírus. Para auxiliar empresários e profissionais do trade turístico, a Empetur e a Secretaria de Turismo lançam o Balcão de Informações do Turismo. A partir desta segunda-feira (13/4), as equipes da Diretoria de Estruturação (DET) e da Diretoria Jurídica estarão a postos para fornecer informações sobre a legislação trabalhista e as opções de financiamentos que podem ajudar a enfrentar este momento difícil.

 

"Colocamos à disposição dos empresários e profissionais pernambucanos a nossa equipe da Empetur, que está a postos para esclarecer todas as dúvidas do trade. Sabemos que o Turismo é um dos setores mais afetados com essa crise e a nossa preocupação é auxiliar para que o segmento possa se organizar para enfrentar este momento. O Balcão de Informações do Turismo disponibiliza informações no site, redes sociais, e ainda conta com atendimento via WhatsApp", explica o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

Confira abaixo os principais esclarecimentos com relação às mudanças na legislação que flexibilizam as relações de trabalho e buscam minimizar o impacto negativo da crise econômica no Turismo.

Na sequência, acompanhe ainda algumas das principais opções em crédito oferecidas por instituições como o Sebrae, Caixa Econômica Federal, e também pelo Governo de Pernambuco, por meio da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco - AGE.

Caso as dúvidas persistam, é possível obter mais informações por meio do WhatsApp. Para questionamentos quanto a crédito, o número disponibilizado é o 81 99362-8875. Já sobre a legislação trabalhista, há o 81 99361-2486.

 

Clique nos links para mais informações.

Linhas de crédito disponíveis.

Principais informações sobre a legislação trabalhista.

 

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28.11.2019

PRÊMIO PERNAMBUCO DE TURISMO 2019

A primeira edição do Prêmio, que tem por objetivo reconhecer lideranças e iniciativas, projetos ou ações inovadoras que estão contribuindo para o desenvolvimento do turismo pernambucano.

O Prêmio busca identificar e disseminar práticas exitosas e inovadoras realizadas no turismo pernambucano, reconhecendo sua importância no cenário do Estado e de seu fomento turístico.

Para visualizar o regulamento, clique AQUI.

Para visualizar a republicação comissão organizadora e a comissão julgadora, clique AQUI.

Inscrições ENCERRADAS.

ERRATA.

RESULTADO PRELIMINAR DA HABILITAÇÃO.

FORMULÁRIO PARA RECURSO.

RESPOSTA DO RECURSO DO RESULTADO PRELIMINAR DA HABILITAÇÃO.

HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO DO PRÊMIO PERNAMBUCO DE TURISMO.

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13.11.2019

Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco é a primeira do Estado a lançar

Lançamento das publicações foi nesta segunda-feira, pela manhã, no Centro de Convenções de Pernambuco. Próximo passo será a capacitação de todos os servidores  


A Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco lançou, na manhã desta segunda-feira, em evento na Sala Fernando de Noronha, no Centro de Convenções de Pernambuco, o Código de Ética e a Cartilha de Cultura Organizacional do órgão. A ação é pioneira entre as secretarias do Estado e veio para atender os requisitos definidos no Microsssistema Legal Anticorrupção. As publicações foram desenvolvidas no contexto do Programa de Integridade da Setur, concebido de fevereiro a outubro de 2019 pelo órgão.


O lançamento foi conduzido pelo secretário Rodrigo Novaes, ao lado do secretário executivo, Antônio Neves Baptista, e do vice-presidente da Empresa Pernambucana de Turismo, José Neves, e contou ainda com a presença da secretária da Controladoria Geral do Estado, Érika Lacet. Servidores da Setur e da Empetur também acompanharam a solenidade.


“É importante reforçar sempre os princípios éticos; no ambiente de trabalho e a criação do Código de Ética e da Cartilha de Cultura Organizacional da Setur vem para destacar isto. O pioneirismo da Secretaria em ações que prezam pela transparência só ressaltam a nossa preocupação com este tema”, afirmou o Secretário de Turismo e Lazer do Estado, Rodrigo Novaes.


Em linhas gerais, o Código atua como um manual de boas práticas para os membros da instituição, orientando acerca do comportamento nas relações internas e para com a população, além de aspectos como a segurança da informação. A iniciativa foi elogiada pela secretária da Controladoria Geral do Estado, Érika Lacet.


“É com grande satisfação que a gente recebe a notícia da implantação deste tipo de gestão na administração pública, que é de extrema importância para que os servidores tenham consciência do valor do comportamento ético e probo no cotidiano das instituições públicas. Hoje o Brasil atravessa uma fase muito difícil no tocante à corrupção e é muito importante essa capacitação e conscientização do servidores no sentido de trazer um serviço público melhor para a população”, destacou Érika.



O Código de Ética tem o intuito de melhorar a qualidade do serviço prestado pelos servidores e ainda de reduzir falhas e riscos de integridade. O coordenador da Superintendência Jurídica da Setur, Raphael Ribeiro, destaca o trabalho conjunto realizado por integrantes de todas as diretorias da casa que culminou com a entrega das duas publicações.  


“Foi um trabalho de fevereiro a outubro, tocado pela Comissão de Desenvolvimento, composta por seis membros da casa, além do engajamento de mais de 50 pessoas para as definições das disposições. Contamos com o apoio do secretário Rodrigo Novaes, que determinou que fossem feitos os esforços necessários para conceber o Código e a Cartilha. Foram discutidas as identificações dos riscos e dos mecanismos de mitigação.O trabalho materializa as disposições do que pode ser feito por todos enquanto servidores da instituição”, explica Ribeiro.


O material produzido foi entregue à Controladoria Geral do Estado, que deverá analisar os textos e, assim que houver a aprovação, será Instalada uma Comissão de Integridade, que organizará a capacitação de todos os servidores. A cartilha será entregue, mediante recibo de comprometimento de todos os que compõem a secretaria. “A partir daí, vamos tocar o programa, com vigilância contínua em relação ao que foi definido como certo e errado, de forma objetiva”, finaliza o superintendente jurídico da Setur, Osmar Henrique Umbelino.

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09.10.2019

RESULTADO FINAL DA SELEÇÃO SIMPLIFICADA DOS ATENDENTES BILÍNGUES

A Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur, divulga, nesta quarta-feira (09), lista de aprovados para a Seleção Simplificada de Atendentes bilíngues. O processo seletivo entrou em vigor em 15 de agosto e  foi até 22 de setembro. Ao todo, foram classificados 50 profissionais, com um total de 28 vagas preenchidas por atendentes para dar suporte aos Centros de Atendimento ao Turista (CAT) dos destinos de maior fluxo turístico da Região Metropolitana do Recife.  Os aprovados podem ser conferidos no site da Empetur:

www.empetur.pe.gov.br/web/setur

Lista dos Resultados dos Recursos.

Lista Final dos Classificados.

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04.10.2019

LISTAGEM DOS CLASSIFICADOS DOS CURSOS EAD

Lista com o resultado dos classificados para os cursos EAD.

Clique aqui

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30.09.2019

Prorrogadas as incrições para o curso online

Empetur amplia prazo de inscrições para cursos online voltados ao turismo


Nova plataforma de cursos EAD, oferecida em parceria com a Secretaria de Educação, disponibiliza 280 vagas em três modalidades. É possível inscrever-se até 2 de outubro


Recife, 27 de setembro de 2019 - A Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur, e em parceira com a Secretaria de Educação do Estado, ampliou o prazo de inscrições para as aulas oferecidas na nova plataforma dedicada a cursos online. Nesta primeira fase, são disponibilizados os cursos para formação em Recreação e Lazer em Meios de Hospedagem, Inglês para Meios de Hospedagem e Enologia. São ofertadas 280  vagas para profissionais e estudantes de áreas relacionadas a turismo.


As inscrições para os cursos foram iniciadas no último dia 18 de setembro e agora seguem até 2 de outubro. O início das aulas será no dia 7 de outubro, após a divulgação da lista de selecionados no dia 4. 


As qualificações são ofertadas pela Secretaria do Estado de Educação (Seduc) para estudantes do ensino médio e quem aspira especializar-se nas áreas dedicadas ao turismo. Já os cursos técnicos correspondem ao processo de qualificação de um ano de duração. As disciplinas contam com dois meses de duração e são guiadas por turismólogos com suporte técnico da Empetur. O edital e a ficha de inscrição estão no site da Setur-PE/Empetur: www.setur.pe.gov.br/web/setur 


Entre os três cursos oferecidos, o de Enologia tem despertado cada vez mais o interesse dos que iniciam a carreira em turismo, justamente por ser um dos segmentos em alta no Estado, devido ao constante crescimento do polo vitivinicultor do Vale do São Francisco, nas cidades de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Casa Nova (BA). 


A formação é oferecida especialmente para moradores dessa região, batizada como a Rota Águas e Vinhos, que além de Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, inclui as cidade de Petrolina, Orocó, Cabrobó e Dormentes. “Poder oferecer estes cursos online é motivo de grande alegria, pois sabemos que há uma carência em capacitação, em formação para o turismo. Um destino de qualidade exige mão de obra qualificada, profissionais capacitados para lidar com os turistas da melhor forma, para que eles saiam satisfeitos de Pernambuco e já pensando em voltar. O Sertão é um polo especialmente carente deste tipo de profissional, por isso fizemos questão de incluir o curso de enologia, que vem responder à demanda crescente do enoturismo”, ressalta o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

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16.09.2019

Lançamento Plataforma de Cursos a Distância

 

 

Secretaria de Turismo de Pernambuco lança nova  plataforma de cursos a distância

 

Inscrições podem ser feitas pela ferramenta de 18 a 25 de setembro, e as aulas iniciam dia 1º de outubro

 

Recife, 16 de setembro de 2019 - A Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur, e em parceira com a Secretaria de Educação do Estado, lança, na próxima quarta-feira (18), plataforma dedicada a cursos online. A ferramenta possibilitará ao visitante mais interatividade em qualificações que dizem respeito às pautas dedicadas ao turismo. Os cursos foram lançados ano passado, mas serão realçados através da plataforma. Ao todo, serão ofertadas 280 vagas, voltadas em três categorias disciplinares: Recreação e Lazer em Meios de Hospedagem, Inglês para Meios de Hospedagem e Enologia.

 

Entre as novidades, uma turma do curso de Enologia estará focada exclusivamente na região de Águas e Vinhos, privilegiando as cidades de Lagoa Grande, Petrolina, Orocó, Cabrobó, Dormentes e Santa Maria da Boa Vista.

 

“A plataforma surge com a premissa de ser um espaço interativo e inovador com o qual a Empetur possa criar diversos cursos voltados ao turismo. Esse ambiente virtual tem como objetivo qualificar gestores públicos, profissionais do trade e estudantes”, ressalta o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

 

As inscrições para a primeira etapa dos cursos EAD estarão disponíveis para os usuários de 18 a 25 de setembro, com início das aulas programado para 1º de outubro. As qualificações são ofertadas pela Secretaria do Estado de Educação (Seduc) para estudantes do ensino médio e quem aspira especializar-se nas áreas dedicadas ao turismo. 


Os cursos técnicos correspondem ao processo de qualificação de um ano de duração. As disciplinas contam com dois meses de duração, guiadas por turismólogos e suporte técnico da casa. O edital e ficha de inscrição estão no site da Setur-PE/Empetur: www.setur.pe.gov.br/web/setur

 

 

 

 
Para visualizar o edital clique aqui.

 

 

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14.09.2019

RESULTADO PRELIMINAR DA SELEÇÃO SIMPLIFICADA DOS ATENDENTES BILÍNGUES

 Lista com o Resultado Preliminar da Seleção Simplificada dos Atendentes Bilíngues

 

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22.08.2019

Prorrogadas as incrições para Seleção Simplificada dos Atendentes Bilíngue

Prorrogadas as incrições para Seleção Simplificada dos Atendentes Bilíngues. O período de inscrição finalizará no dia 30/08.


Portaria Conjunta SAD-EMPETUR nº 053 de 22 de agosto de 2 019 - prorrogação inscrição.docx

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  • Publicada em: 29.07.2020

  • Publicada em: 03.07.2020

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