Notícias em Destaque

11.06.2018

Novidades são destaque no primeiro dia dos Jogos Paralímpicos no Parque San

foto da noticia

A fase regional metropolitana e zona da mata dos Jogos Paralímpicos de Pernambuco desembarcou no Parque Santos Dumont em grande estilo. Foram cerca de 300 paratletas inscritos competindo por vagas na fase estadual da competição. Os jogos contaram com a participação de grandes nomes do nosso esporte, como Rosinha Santos, que competiu no arremesso de peso, Lucas Carvalho, um dos melhores mesatenistas do mundo, que prestigiou as disputas do Tênis de Mesa ao participar da competição e também conversou e interagiu com outros atletas que estavam presentes no Santos Dumont, e Ana Claudia Maria, que também participou no atletismo.

Duas modalidades fizeram sua estreia nos jogos, o caratê e o fisiculturismo, ambas com apresentações de paratletas. Destaque para Jonathan Farias, que há um ano perdeu sua perna direita em um acidente mas já participa de competições do fisiculturismo. As duas modalidades terão uma participação ainda maior na fase estadual, conforme a integração dos paratletas e o crescimento das modalidades paralímpicas acontece graças, em parte, a eventos como os Jogos Paralímpicos. A próxima fase regional dos jogos é a do agreste, que será realizada em Pesqueira.

O Secretário Executivo de Esportes de Pernambuco, Diego Pérez, ressaltou a importância de dar espaço a novas modalidades paralímpicas: “O caratê e o fisiculturismo são apenas o começo, pretendemos adicionar ainda mais modalidades nos Jogos Paralímpicos para a fase estadual. Queremos estimular ainda mais a prática do esporte paralímpico porque sabemos que é um caminho para superação de algumas dificuldades que eles convivem no dia a dia. Queremos que os jogos sejam um estímulo para eles alcançarem voos mais altos na vida” explicou o secretário.

O Parque Santos Dumont também recebeu uma ação muito especial durante o dia, a feira de adoção de animais com algum tipo de deficiência. Realizada em parceria com a APAPE (Associação dos Protetores de Animais de Pernambuco) a feira, localizada no ParCão, procurou dar um novo lar para esses pets e foi um sucesso com a população que passava pelo parque.

Nesta sábado, a fase regional metropolitana e zona da mata se encerra com as competições de natação, que serão realizadas no Compaz Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro. Todas as competições das fases regionais valem vagas para o campeonato estadual dos Jogos Paralímpicos, que será realizado no Parque Santos Dumont no próximo mês de julho entre os dias 18 e 22. Na fase estadual, os paratletas em idade escolar disputam também a classificação para as Paralimpíadas Escolares que será disputado em São Paulo entre os dias 19 e 24 de novembro.